A História da Matrioshka

Postado às 10:07
Muita gente ainda não conhece a história dessas bonequinhas lindas. Quer saber mais? Esse post é dedicado a história e lenda dessa boneca muito charmosa!
A Matrioshka, é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca).
"Diz a lenda que uma vez, um artesão russo que esculpia bonecas em pedaços de madeira, acabou criando um exemplar delas muito bonito.

Não teve coragem de vendê-la e então, no final do dia, levou-a para sua casa e a colocou no criado mudo em seu quarto.
Todas as noites, antes de se deitar, perguntava a Matrioshka (como resolveu chamá-la) se ela estava feliz. E ela respondia sempre que sim.
Em uma dessas noites, após fazer a mesma pergunta, Matrioshka respondeu a seu artesão que não estava mais contente. E que para voltar a ser feliz, ela queria um bebê, uma filha.
No dia seguinte, assim que acordou, o artesão foi esculpir uma filha para Matrioshka.
Quando chegou em casa, cerrou a Matrioshka ao meio e colocou Trioshka, como resolveu chamar a nova boneca, dentro dela.
Na noite seguinte, foi Trioshka que se manifestou, respondendo a pergunta de seu artesão e dizendo que ela também precisava de uma filha para ficar feliz.
Mas uma vez o artesão esculpiu outra boneca, Oshka, e a colocou dentro de Trioshka.
Quando o artesão achou que tudo estava resolvido, Oshka, na noite seguinte pediu uma filha também. E lá vai nosso artesão fazer outra boneca para Oshka.
Mas na noite seguinte, antes de colocar a nova boneca dentro de Oshka, o artesão teve uma idéia.
Para evitar que a nova boneca pedisse mais filhas e aquilo tudo não acabasse mais, antes de colocá-la dentro de Oscha, deu-lhe um par de bigodes e transformou-o em um boneco.
E assim Ka, como foi batizado, acabou com a linhagem de Matrioshka."
Até há algum tempo atrás essas bonecas eram dadas às meninas russas antes do casamento, como desejo de fertilidade e boa sorte. Hoje em dia além de trazer felicidade e sorte, é muito usada para decoração.
Versão NOIVA!
Juh Vivá possui os famosos chaveiros de feltro em forma dessa linda boneca, basta clicar  AQUI

0 comentários:


Postar um comentário

ShareThis2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Juh Vivá Lembranças © Copyright 2011